Translate

sábado, 19 de maio de 2012

Brincar na Educação Infantil com Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes

domingo, 25 de março de 2012

Aconteceu nos dias 09 e 10 de março de 2012, uma verdadeira lição de como deve-se tratar as crianças nos Centros de Educação Infantil de Três Lagoas e do Brasil. O Professor Dr. Fernando César, iniciou sua aula para os Especializando evidenciando a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, através de vídeos, vindo por apresentar um filme: NILL, que conta a história de uma mulher (Jodie Foster) que é criada por sua mãe (Eremita), na floresta isolada de qualquer tipo de civilização e ao ser encontrada pelo médico Liam Neeson, após a morte da mãe, constata que através de seu dialeto que ainda não teve contato com outras pessoas, encantado com a pureza e inocência da moça tenta ajudar a integrar na na sociedade..Ato continua, apresentou diversas praticas educativas com crianças, exemplificando e dando um norte para que todos integrantes do curso possa fazer a diferença em suas unidade de trabalho.

Segundo o Professor Doutor Fernando Cesar, o período pré-escolar deve preparar as crianças para a escola. "Iremos abordar a importância não só de prepará-las para a escola bem como vivenciar o presente, pois a primeira infância é um período da vida onde se pode viver muito intensamente. O Professor destacou o brincar como o fator principal para o desenvolvimento da criança pequena para sua totalidade e colocou a educação física pré-escolar dá a criança o direito a um desenvolvimento integral e harmônico, dando-lhe espaço para que desenvolva, primeiramente na área motora e conseqüentemente na cognitiva, social e emocional", comentou, vindo por acrescentar: "Nos dias de hoje é cada vez mais freqüente a inserção da criança pequena no contexto da educação infantil, tendo como finalidade o seu desenvolvimento, sobretudo relacionado com o preparo que ela deve ter em relação ao mundo globalizado. Sendo assim ao procurar uma instituição de educação infantil, o adulto preocupa-se com aquelas atividades ditas escolarizantes, entendendo que, assim a criança estará sendo preparada para enfrentar os desafios impostos pela sociedade.
A idade pré-escolar é considerada a fase áurea da vida, em termos de psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades psicológicas como, por exemplo, o uso da linguagem articulada.
Quase todas as teorias do desenvolvimento humano admitem que a idade pré-escolar é de fundamental importância na vida humana por ser o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo começam a tomar formas claras e definidas", finalizou o Profº Dr. Cesar Carvalho de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário