Translate

domingo, 20 de maio de 2012

SEMEC realiza semana da Educação Infantil


alvesz09383485834 por você.A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) realizou na última semana, entre os dias 21 e 25 de setembro, a Semana da Educação Infantil. Para a programação, as escolas e os Centros de Educação Infantil (CEI’s) desenvolveram projetos que mostram a importância da infância, e do estímulo a educação nesta fase.
“As atividades são desenvolvidas pelas próprias crianças. Dessa forma construímos uma aprendizagem através do lúdico. Este é um trabalho que ficará permanente na SEMEC”, informou a coordenadora de Educação Infantil, Heliete Alves Antiqueira.

Todas as atividades oportunizam e respeitam o tempo da criança. Um dos exemplos de projetos é o da Escola General Nelson Custódio, com o “Brincando Também se Aprende” as crianças criam, fantasiam de maneira espontânea e criativa a partir do contato com brincadeiras, brinquedos, jogos e cantigas. Através da ajuda dos professores as crianças realizam pesquisas, pinturas, músicas e linguagens não verbais, tudo metodologicamente preparado para facilitar os trabalhos de forma multidisciplinar.

A metodologia utilizada pelos educadores nesse projeto conta com a culinária infantil, onde os alunos preparam sanduíches naturais e salada de fruta, com esta abordagem as crianças aprendem a importância de uma alimentação saudável; já na confecção de brinquedos como bola de meia, cavalinho de pau, brinquedos feitos de sucata, os pequenos observam a evolução da criação de acordo com critérios pré-estabelecidos, como cor formato e tamanho.

O CEI Olga Salati Marcondes fez da literatura de Monteiro Lobato uma viagem de conhecimento através da leitura.

Faz parta da orientação da SEMEC que os alunos sejam incentivados ao prazer da busca por conhecimento, desde as séries iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário